A três rodadas do fim, o Brasileirão já tem definido quais as equipes brigarão pelo título e quais ainda podem escapar do rebaixamento. Cada uma das equipes sabe exatamente o que precisa ser feito para chegar ao objetivo e nós apresentamos um por um, para que você fique por dentro e totalmente informado antes de fazer os seus palpites.
Já havíamos feito algo parecido quando faltavam 10 rodadas para o final, que você pode conferir aqui. Agora, as situações mudaram um pouco. O Palmeiras tinha no Flamengo e no Atlético Mineiro as maiores ameaças e, passados sete jogos, quem mais assusta o Verdão é o Santos. Com sete vitórias e um empate em seus últimos oito jogos, o Peixe colou no rival alviverde e está a quatro pontos de assumir a liderança.
No momento, a tabela está deste jeito:
As chances de título do Palmeiras, segundo matéria publicada no GloboEsporte.com, é de 88%. Na sequência vem o Santos com 9%, e o Flamengo com apenas 3%.
Na ponta debaixo da tabela também há disputa. América Mineiro e Santa Cruz já estão matematicamente rebaixado. Com 2% de chance de se livrar da queda, apenas um milagre salva o Figueirense. Internacional e Vitória são os times que seguem na luta, com 38% e 63% de chance de escapar, respectivamente.
Separamos os jogos restantes de cada uma dessas equipes, para que você tire suas próprias conclusões:
Briga pelo título:
-
Palmeiras:
Botafogo (c)
Chapecoense (c)
Vitória (f)
Com três rodadas para o fim, o líder Palmeiras tem dois jogos em casa. Para chegar ao título, o alviverde precisa somar apenas seis pontos. Ou seja, basta vencer as duas em casa, contra Botafogo (5o.) e Chapecoense (10o.) para vencer o Brasileirão e encerrar o jejum de 22 anos.
Mesmo perdendo pontos em uma das duas partidas em casa, o Verdão ainda enfrenta o Vitória, que está lutando contra o rebaixamento, fora de casa. Outro jogo em que o Palmeiras entra como favorito.
As coisas estão caminhando para o título alviverde, apenas um desastre parar não que a seca não acabe em 2016.
-
Santos:
Cruzeiro (f)
Flamengo (f)
América Mineiro (c)
Ao contrário do rival direto pelo título, o Santos tem dois jogos fora de casa e apenas um dentro da Vila Belmiro. O Peixe é o melhor mandante da competição e o terceiro melhor visitante.
Apesar de estar entre os melhores do campeonato quando olhamos para os jogos fora de casa, o Alvinegro Praiano tem um aproveitamento que passa longe do obtido na Vila. Com 23 pontos somados em 17 partidas, o Peixe tem um aproveitamento de 45%. Em casa, esse número sobe para estrondosos 81%.
Diferença que pode ser o ponto chave para decidir o campeão brasileiro de 2016. Uma coisa é fato: se quiser seguir na briga e sonhar com o título, o Santos terá de vencer seus três últimos jogos. Tarefa difícil para Dorival e seus comandados.
-
Flamengo:
Coritiba (c)
Santos (c)
Atlético Paranaense (f)
O Flamengo tinha se colocado como o maior rival do Palmeiras na briga pelo título do Brasileirão 2016. No entanto, seus últimos resultados deixaram o Rubro-Negro Carioca mais distante do topo da tabela.
Agora, com menos responsabilidade, o Flamengo tem uma reta final que não colabora muito. Estão a cinco pontos do Palmeiras, com dois jogos muito difíceis pelo caminho. Um Santos, rival direto na briga pelo título, e um Atlético Paranaense, no campo sintético da Arena da Baixada, onde o Furacão costuma dominar seus adversários.
Ter somado apenas três pontos dos últimos 15 disputados diminuiu – e muito – as chances do Mengão. Mas, como sempre, a torcida ainda acredita. Enquanto houver esperanças, seguirão lutando!
Luta contra o rebaixamento:
Com o Figueirense praticamente rebaixado e o Sport muito perto de se livrar matematicamente, a briga contra o rebaixamento se resume a Vitória e Internacional.
-
Vitória:
Figueirense (c)
Coritiba (f)
Palmeiras (c)
Ontem, o Vitória via sua situação complicando muito na luta contra o rebaixamento. O Internacional vencia a Ponte Preta e abria uma diferença de dois pontos para os baianos.
No entanto, o Inter cedeu o empate e voltou à zona de rebaixamento. Empatados em pontos, vitórias e saldo de gols, o Vitória leva vantagem apenas no número de gols marcados.
Agora, também tem vantagem na tabela. Enfrenta o Figueirense praticamente rebaixado, em casa. Depois vai ao Paraná enfrentar o Coritiba e, então, recebe o Palmeiras, na última rodada.
Este último jogo é uma incógnita: O Verdão pode chegar campeão e não dar importância ao jogo, como também pode chegar precisando dos três pontos e dificultar muito para o Vitória.
-
Internacional:
Corinthians (f)
Cruzeiro (c)
Fluminense (f)
O Internacional ameaçou uma reação, mas freou nas últimas rodadas. Somou apenas três pontos em 12 disputados, com três empates e uma derrota. Ontem, teve um jogo decisivo dentro do Beira-Rio e terminou em igualdade com a Ponte Preta. Foi o segundo empate seguido dentro de casa, contra equipes não tão fortes – outro havia sido contra o Santa Cruz.
Agora, terá Corinthians, Cruzeiro e Fluminense pela frente, sendo o primeiro e o último fora de casa, contra duas equipes que jogam por uma vaga na Copa Libertadores.
Certamente, a tarefa do Inter será mais árdua do que a do Vitória. Para tentar mudar as coisas, a diretoria colorada demitiu Celso Roth e trouxe Lisca para o comando técnico da equipe. A última cartada foi dada, agora é esperar.
E para você? Quem será campeão? Quem será o quarto rebaixado? Deixe nos comentários!