Sem clássicos regionais, Atlético-MG foi o grande “vencedor” do sorteio
Nesta sexta-feira foi realizado o sorteio que definiu os caminhos de cada time até a final da Copa do Brasil. Pela primeira vez na história, todos os times das quartas de final, em algum momento de suas histórias, já foram campões da competição. Das 27 edições realizadas, dois terços dos títulos estarão reunidos na próxima fase da maior competição mata-mata do país.
O Atlético-MG foi o grande “vencedor” do sorteio, sendo colocado para enfrentar o Juventude, clube da Série C do Brasileirão – único time das quartas de final que não disputa a Série A. Além de não estar na elite do futebol brasileiro, o clube gaúcho está na briga por uma vaga na segunda divisão, o que pode fazer com que não usem força máxima em algum dos jogos pela Copa do Brasil.
Santos e Internacional fazem o outro jogo da parte de cima da chave. O Peixe ainda luta por uma vaga no G4 do Brasileirão, enquanto o colorado está na zona de rebaixamento e, pelo o que tudo indica, brigará para ficar fora do Z4 até o final da competição. Circunstâncias que também privilegiam o Atlético Mineiro, que deve enfrentar, na semifinal, uma equipe que estará com atenções divididas entre as duas competições nacionais.
Em entrevista após o sorteio, o vice-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, afirmou que a equipe priorizará o Campeonato Brasileiro, até que consiga o número mágico de 45 pontos – pontuação dada pelos matemáticos como a suficiente para escapar da queda.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras foi colocado na parte de baixo da chave e enfrentará o Grêmio. Esses dois times já protagonizaram confrontos memoráveis nos últimos 20 anos, principalmente nos anos 90. A classificação do Grêmio nas quartas de final da Libertadores 95, com um placar agregado de 6-5; Classificação palmeirense na Copa do Brasil 96; e o histórico confronto do Brasileirão 96, com triunfo gremista, são alguns dos jogos históricos.
Mais recentemente, as equipes se encontraram na semifinal da Copa do Brasil 2012. Na ocasião, o Palmeiras saiu com a classificação para a final, onde conquistaria o bicampeonato da competição
No atual momento, o Palmeiras vive uma melhor fase, mas o Grêmio sabe os caminhos das vitórias em mata-mata. O fato desta ser a última chance do tricolor gaúcho conquistar um título em 2016, aumenta a força dos gremistas, que não ganham um título em âmbito nacional ou internacional há mais de 15 anos.
Corinthians e Cruzeiro fecham as quartas de final da Copa do Brasil 2016. Confronto que marca o reencontro de Mano Menezes com a Fiel torcida. Duas equipes que, assim como o Grêmio, têm na Copa do Brasil a chance de terminar o ano com um grande título. Entretanto, os dois clubes estão em situações bem diferentes na tabela do Brasileirão, e isso pode fazer toda a diferença em como olharão para a Copa.
Enquanto o Corinthians está na quinta colocação e de olho em uma vaga na Copa Libertadores, o Cruzeiro está em 15°, a apenas 2 pontos da zona de rebaixamento. Pelo o que tudo indica, ambos vão com força máxima para o jogo de ida, que já acontece na próxima quarta-feira. Porém, para o jogo de volta, que será apenas na metade de outubro, dependerá muito de como estará a situação de cada um dos times do Campeonato Brasileiro.
Você pode conferir a chave completa na imagem abaixo:
Datas das quartas de final:
Ida (28/09)
19h30 – Atlético-MG x Juventude (Mineirão)
19h30 – Santos x Internacional (Vila Belmiro)
21h45 – Grêmio x Palmeiras (Arena do Grêmio)
21h45 – Corinthians x Cruzeiro (Arena Corinthians)
Volta (19/10)
19h30 – Juventude x Atlético-MG (Alfredo Jaconi)
21h45 – Internacional x Santos (Beira-Rio)
21h45 – Palmeiras x Grêmio (Arena Palmeiras)
21h45 – Cruzeiro x Corinthians (Mineirão)
*As datas e horários ainda podem sofrer alterações
Quantos títulos tem cada um?
E quantos títulos ganharam cada um dos times que estão nas quartas de final? Para te deixar por dentro, fizemos uma lista com as conquistas de cada um dos quadrifinalistas:
-
4 títulos:
- Grêmio (1989, 1994, 1997 e 2001)
- Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003)
-
3 títulos:
- Corinthians (1995, 2002 e 2009)
- Palmeiras (1998, 2012 e 2015)
-
1 título:
- Internacional (1992)
- Juventude (1999)
- Santos (2010)
- Atlético-MG (2014)