Nas últimas semanas não se fala em outra coisa nos noticiários esportivos, que não a lesão de Neymar. O atleta do PSG e da seleção brasileira, em um lance sozinho, torceu o pé e teve uma fissura no quinto metatarso do pé direito.
Primeiro, a novela sobre se o craque da canarinho iria passar por processo cirúrgico, ou tentaria curar a lesão apenas com tratamento. Decidiram pela cirurgia, o que tem um tempo maior de recuperação.
Pelas previsões médicas, o camisa 10 do PSG deve retornar aos treinos no final de Maio, há menos de um mês da Copa do Mundo da Rússia. Isso tudo coloca uma pulga atrás da orelha do torcedor brasileiro e do comandante Tite.
Vale arriscar mesmo sem Neymar participar de toda a preparação? Quais seriam as soluções para jogar sem o principal jogador do país? Mesmo sem seu principal craque, as chances brasileiras continuam grandes? Essas e outras respostas nos próximos parágrafos deste texto!
Quais as opções de Tite para substituir Neymar?
Se essa lesão acontecesse há dois anos atrás, as pretenções brasileiras na Copa do Mundo mudariam totalmente. O Brasil era totalmente dependente de Neymar, o que era chamado por alguns de “Neymardependência”.
Hoje, com uma equipe muito mais coesa e equilibrada, além de tirar o máximo de seu camisa 10, a Canarinho não depende tanto dele. Muito também por conta das grandes fases que vivem Willian e Firmino, em seus clubes. Dois jogadores que foram reservas na maioria das partidas na Era-Tite.
Um ataque com Willian aberto pela direita, Coutinho pela esquerda e Gabriel Jesus (ou até o próprio Firmino) na posição de centroavante, ainda estaria entre os melhores do mundo. Afinal, qual a seleção no mundo que pode se dar ao luxo de deixar alguém como Firmino, Willian e Douglas Costa no banco?
A Seleção continuaria entre as favoritas mesmo sem Neymar?
Além da linha ofensiva fortíssima, existem outros nomes de valor em outras posições. Os goleiros Alisson e Ederson estão em ótimas fases e, quanto a isso, o torcedor brasileiro pode ficar tranquilo. Nas laterais, Dani Alves e Marcelo ainda estão entre os melhores do mundo e são muito sólidos, principalmente quando apoiam o ataque.
Os zagueiros titulares têm sido Miranda e Marquinhos, mas ainda tem o ótimo e experiente Thiago Silva, que segue sendo um dos melhores em sua posição. No meio-campo, Tite tem usado a trinca com Casemiro, Paulinho e Renato Augusto, este último o mais contestado de todo o time titular da amarelinha.
No banco, ainda tem Fernandinho, que tem feito uma temporada absurda sob o comando de Pep Guardiola no Manchester City. Além de Alan, volante do Napoli, que nem tem sido convocado. As opções são inúmeras!
Adenor terá a tarefa de organizar todo esse ótimo material humano e montar um time vencedor – o que sabemos que ele é capaz! Mesmo sem Neymar, o Brasil não está atrás das principais seleções, como Alemanha, Espanha e Argentina.
Vale arriscar a participação de Neymar mesmo sem ele estar em toda a preparação?
Quando falamos de craques como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi, sabemos o quão fora do comum esses jogadores são. Mesmo sem conseguir participar de toda a preparação, o camisa 10 do PSG tem tudo para acrescentar ainda mais ao forte Time da seleção brasileira.
É o tipo de jogador que consegue desequilibrar em uma ou duas bolas que caem nele. Certamente, Tite saberá como lidar com a situação, como já demonstrou em outras ocasiões.
Tudo leva a crer que Neymar participará da Copa e, com ele ou sem ele, o torcedor brasileiro pode ficar tranquilo: teremos um dos times mais fortes do mundo durante o Mundial.
Das Copas disputadas na Europa, houve apenas um campeão não-europeu: o Brasil de 1970. Se tem alguém que pode repetir o feito, é novamente a Canarinho, com seu craque, ou sem seu craque.
Você poderá dar seu palpite em todos os jogos da Copa do Mundo 2018 aqui, no SuperBolão. Fique de olho e participe!
Para criar sua conta, clique aqui.
Para deixar seus palpites, clique aqui.