Na última semana, foram nomeados os 30 finalistas do prêmio Bola de Ouro (Ballon d’Or), que reconhece os melhores jogadores de futebol do ano. Pela primeira vez nos últimos anos, a premiação passou a ser feita apenas pela revista France Football, que rompeu a parceria com a Fifa. Com mistério, a revista divulgou cinco nomes a cada duas horas.
Os principais favoritos seguem sendo Cristiano Ronaldo e Messi, porém, desta vez, Bale, Griezzmann, Neymar e Suárez fizeram um ano em que os colocam bem próximos dos dois “intocáveis”. Confira todos os trinta indicados para a Bola de Ouro 2016:
Agüero, De Bruyne (Manchester City), Aubameyang (Borussia Dortmund), Buffon, Higuaín, Dybala (Juventus), Godín, Griezmann e Koke (Atlético de Madrid), Ibrahimovic e Pogba (Manchester United), Iniesta, Messi, Neymar e Suárez (Barcelona), Bale, Cristiano Ronaldo, Kroos, Modric, Pepe, Sergio Ramos (Real Madrid), Lewandowski, Müller, Neuer, Vidal (Bayern de Munique), Lloris (Tottenham), Mahrez e Vardy (Leicester), Payet (West Ham) e Rui Patrício (Sporting).
Desde que a Bola de Ouro passou a ser entregue em conjunto com a Fifa, nenhum brasileiro venceu a premiação. O último a levar o troféu para casa foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan. Neste mesmo ano, o meia, que atualmente defende as cores do Orlando City, também levou para casa a premiação dada pela Fifa para o melhor jogador do mundo.
Logo na vez em que o prêmio volta a ser entregue exclusivamente pela publicação francesa France Football, o que faltou foram brasileiros na lista dos 30 finalistas. Com apenas Neymar entre os indicados, o futebol tupiniquim tem seu pior desempenho na história.
LEIA TAMBÉM: William foi um dos premiados do SuperBolão e ficou muito feliz com sua recompensa. Seja você o próximo!
Países como Uruguai e Portugal têm mais nomes indicados que o futebol brasileiro. Abaixo, separamos uma lista com a quantidade de finalistas por países:
- Argentina: 4
- França: 4
- Portugal: 3
- Alemanha: 3
- Espanha: 3
- Uruguai: 2
- Brasil: 1
- Inglaterra, Polônia, Gabão, Uruguai, Croácia, Chile, Suécia, Argélia, Bélgica e País de Gales: 1
Entre as equipes, a campeã europeia, Real Madrid, foi quem mais recebeu nomeações, com seis. Bayern de Munique e Barcelona, com quatro, vêm logo a seguir.
Interessante observar a presença de times que não são tão comuns neste tipo de lista, como Leicester, Tottenham, West Ham e Sporting. Também separamos a quantidade de atletas por clubes:
- Real Madrid: 6
- Bayern de Munique: 4
- Barcelona: 4
- Juventus: 3
- Atlético de Madrid: 3
- Manchester City: 2
- Manchester United: 2
- Leicester: 2
- Tottenham, West Ham, Sporting e Borussia Dortmund: 1
Jogador mais “dourado”
Nos últimos anos, a premiação foi dominada por Messi e Cristiano Ronaldo, que já se colocaram entre os maiores vencedores da história. Com cinco bolas de ouro, o argentino está no topo da lista, enquanto o português, com três conquistas, está empatado com Cruijff, Platini e van Basten, na segunda colocação. Ao que tudo indica e pelo o que foi o ano o atacante merengue, Cristiano tem tudo para colocar mais uma em sua coleção e ficar a apenas uma do culé:
- Messi: 5
- Cristiano Ronaldo: 3
- Yohan Cruijff: 3
- Michel Platini: 3
- van Basten: 3
- Di Stefano, Beckenbauer, Keegan, Rummenigge e Ronaldo: 2
Países de Ouro:
Impulsionados por Messi e Cristiano Ronaldo, Argentina e Portugal já beiram a ponta da tabela de países com mais Bolas de Ouro. Lista liderada por Alemanha e Holanda, ambas com sete, seguidas por Argentina e França, com cinco. Confira o top-8:
- Alemanha: 7
- Holanda: 7
- Argentina: 6
- França: 6
- Brasil: 5
- Portugal: 5
- Inglaterra: 5
- Itália: 5
Para você, quem leva a Bola de Ouro para casa? Deixe seu palpite nos comentários!
Grande parte dos candidatos à Bola de Ouro entra em campo nesta semana, e você, certamente, poderá deixar seu palpite. Torça por eles, ganhe com eles! Clique aqui e faça já seus palpites.