O futebol nas Olimpíadas Rio 2016 começa em apenas uma semana. Muita expectativa em torno da seleção brasileira, que vai, mais uma vez, em busca de seu primeiro ouro na competição. Uma das melhores gerações olímpicas da história do futebol masculino brasileiro, no entanto, desfalca – e muito – o campeonato nacional, que ainda carece de uma melhor administração e um calendário que pense nos clubes e atletas, e não apenas no bem-estar financeiro da CBF e suas federações.
Equipes como Atlético Mineiro, Palmeiras, Grêmio e Santos perdem alguns de seus principais jogadores. Com as competições em andamento, os times têm que se virar com o que sobrou para tentar montar esquadrões competitivos.
Pensando nessas perdas e nas faltas que os times sentirão, fizemos uma lista com os clubes que ficarão mais desfalcados durante as seis rodadas do Brasileirão 2016, que acontecerão enquanto os atletas estão participando do maior evento do esporte mundial.
Atlético Mineiro
Convocados: Wilson (Goleiro) e Douglas Santos (Lateral)
Apesar de Douglas Santos ser, atualmente, um dos melhores laterais esquerdos do país, o Atlético Mineiro reforçou muito bem seu elenco para a posição. Fábio Santos chegou recentemente do mexicano Cruz Azul, para onde foi após vitoriosa passagem pelo Corinthians. Um reserva de luxo para o lateral da seleção olímpica e que, no mínimo, não compromete na posição, enquanto Douglas estiver disputando os Jogos Olímpicos.
Wilson é o reserva de Victor no elenco do Galo. Com isso, a não ser que o goleiro titular volte a se machucar, sua falta não será sentida nas partidas. Tendo em vista os desfalques das outras equipes, o Atlético até saiu ganhando e já mostrou isso no último final de semana, quando derrotou o Palmeiras no Allianz Parque, tornando a primeira equipe a vencer lá no Brasileirão 2016.
São Paulo
Convocado: Rodrigo Caio (Zagueiro)
Assim como o Atlético Mineiro, o São Paulo perderá um nome importante no setor defensivo, mas que pode ser muito bem substituído. Rodrigo Caio é um dos bons zagueiros da nova geração brasileira e é titular absoluto no tricolor paulista, formando a dupla de zaga ao lado de Maicon.
Com a convocação de Rodrigo, Bauza deve passar a usar mais o experiente Diego Lugano, ídolo são-paulino e que voltou ao clube para suprir uma falta de liderança na equipe, que perdeu seu principal comandante após a aposentadoria de Rogério Ceni. O zagueiro uruguaio já não passa a mesma segurança de anos atrás, mas é capaz de segurar as seis rodadas que o ticolor não poderá contar com Rodrigo Caio.
Grêmio
Convocados: Wallace (Volante) e Luan (Atacante)
O Grêmio é uma das equipes que perde muito durante as Olimpíadas. Wallace é um volante moderno, como poucos no Brasil e que praticamente não tem substituto à altura em qualquer clube brasileiro. Luan, um atacante agudo, com muita velocidade e habilidade com a bola nos pés, além finalizar com muita qualidade – atacante completo, um dos melhores do campeonato.
No primeiro jogo sem os dois, Roger Carvalho optou por utilizar o volante Jailson e o atacante Negueba, dois jogadores de níveis muito menores do que os convocados. Apesar da vitória sobre o São Paulo por 1-0, na primeira partida sem Wallace e Luan, o Grêmio ainda deve sentir muita falta deles ao decorrer das próximas rodadas.
Palmeiras
Convocados: Fernando Prass (Goleiro) e Gabriel Jesus (Atacante)
Fernando Prass, atleta símbolo da nova fase que vive o Palmeiras, faz falta não só por sua ótima prestação como goleiro, mas também por ser o principal líder da equipe. Para substituí-lo, o Verdão tem Vagner e Jaílson, dois arqueiros seguros, mas nada além disso.
Gabriel Jesus é a nova joia do futebol brasileiro. Almejado por clubes como Barcelona, Real Madrid, Manchester City e Juventus, o camisa 33 do Palmeiras tem apenas 19 anos e já é artilheiro do Brasileirão 2016. A evolução do atacante da seleção olímpica do ano passado para cá é visível, o que já o torna a principal esperança de gols alviverde.
Sem os dois, o Verdão perde em organização defensiva e seu principal fator até então: o poder de fogo ofensivo. Na primeira partida com os desfalques, já encontrou sua primeira derrota dentro de casa na competição e viu seus rivais se aproximarem na tabela. Certamente, um dos que mais perdem com as Olimpíadas.
Santos
Convocados: Zeca (Lateral), Thiago Maia (Volante) e Gabriel (Atacante)
Entre todas as equipes que tiveram atletas convocados, o Santos é quem mais perde – e não é só em número. Além de ser o único time com três jogadores convocados, o Peixe terá todos os setores de sua equipe desfalcados.
Zeca, Thiago Maia e Gabriel são titulares absolutos da defesa, meio-campo e ataque, respectivamente. Nomes de peso, que cabem em qualquer time do Brasileirão, certamente farão uma falta enorme para o Santos durante o período dos Jogos Olímpicos.
Com Caju, Cittadini e, principalmente, Copete, substituindo os atletas olímpicos, o Peixe parece não passar por tantos apuros. Perde em qualidade técnica, obviamente, mas tem conseguido passar por cima dos obstáculos. Na primeira partida sem os convocados, venceu o Vitória, fora de casa, por 3 a 2.
Quem você acha que perde mais sem a parada para os Jogos Olímpicos? Deixe sua opinião nos comentários!