A Euro 2016 chegou às quartas de final. Polônia e Portugal, Gales e Bélgica, Alemanha e Itália, França e Islândia. Esses são os confrontos que, a partir de quinta-feira, começam a decidir os semifinalistas do Europeu. Ainda há muito por vir, muita emoção e muito jogo bom!
Entretanto, nas duas primeiras semanas aconteceram coisas que ficarão marcadas na vida de quem ama o futebol. Apesar dos problemas nos primeiros dias, as torcidas fizeram um espetáculo à parte. Teve falhas dos goleiros, mas também teve golaços. E o que falar da campanhas de Gales e Islândia? Fantásticas!
Juntamos algumas dessas coisas, em vídeos, e vamos apresentar em listas para você sentir e relembrar um pouquinho o que foram essas duas semanas de Euro 2016.
HOOLIGANISMO
A maioria das torcidas deram um show, mas, como sempre, apareceram aqueles que não estavam lá apenas para se divertir.
Logo no segundo dia de competição, Inglaterra e Rússia se enfrentaram em Marselha e o que se viu nas intermediações do estádio foi um completo cenário de guerra. Os ingleses, famosos pelo hooliganismo, versus os russos, já conhecidos como os “novos hooligans”.
Nada como uma ocasião contra os torcedores caracterizados por serem brigões para se estabelecer como os novos grandes nesse quesito, né? Correto. O que já era de se esperar, deu no que deu. Com a polícia de Marselha pouco preparada, o resultado disso tudo é muito pior. É possível ver no vídeo abaixo:
TORCIDAS: SHOW DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS
Passadas as coisas ruins, o que se viu foi um show tanto nas arquibancadas, quanto fora. Destaque para as torcidas de Irlanda e Irlanda do Norte, que foram os pontos altos desta Euro. Infelizmente, as duas seleções foram eliminadas. Entretanto, o que fizeram na França ficará marcado na história da Euro.
Abaixo, alguns vídeos das duas torcidas:
- A Euro 2016 nem acabou, mas “Will Grigg’s on Fire” certamente já é o hit da competição. Música criada pela torcida do Wigan, para o atacante norte-irlandês. Grigg acabou não atuando na Euro, mas foi o personagem mais comentado nas redes.
- O ritmo também embalou outras torcidas. A Inglaterra ia perdendo por 1-0 para País de Gales, até que Roy Hodgson colocou Jamie Vardy em ação. O atacante do Leicester entrou e mudou a partida. Fez o primeiro gol e viu o companheiro de ataque, Sturridge, virar para os ingleses. Foi a deixa para que a torcida do English Team cantasse “Vardy’s on Fire”!
- A torcida da República da Irlanda, no entanto, foi quem roubou o show. Cantaram o “pai nosso” para uma freira francesa, gritaram para um senhor na varanda e até cantaram para a polícia francesa. Um show de torcida! “Stand up for the boys in green”!
NÃO FALTARAM GOLAÇOS
O começo da Euro 2016 não teve muitos gols. Jogos truncados, sendo decididos apenas nos minutos finais. Entretanto, as seleções foram pegando embalo e os chamados golaços foram aparecendo. Teve de todos os tipos: chutaços de fora da área, jogadas com dribles, gol de letra e até gols acrobáticos. Vale muito a pena acompanhar nossa lista:
- Estreia nunca é fácil, né!? Não seria diferente para a França. Os donos da casa, e favoritos ao título da Euro 2016, iam empatando em 1-1 com a Romênia. Até que Dimitri Payet resolveu acertar esse chutaço. Grande gol!
- Marek Hamsik, da Eslováquia, também merece seu destaque. Dá uma olhada nesse golaço que o meia da Napoli marcou na vitória por 2-1 contra a Rússia. Chutaço!
- Cristiano Ronaldo andava sumido. Eis que, contra a Hungria, no último jogo da fase de grupos, o gajo resolveu dar as caras. Marcou dois gols no empate por 3-3, que deu a classificação aos portugueses. Um dos gols, foi esse golaço.
- A Suíça perdia por 1-0 para a Polônia aos 35 minutos do segundo tempo, em jogo válido pelas oitavas de final. Shaqiri ainda não tinha brilhado na competição e era a decepção da seleção suíça. A 10 minutos da eliminação, não seria agora que ele resolveria, né? Errado! Foi aí que a estrela de Shaqiri brilhou. Que golaço!
SURPRESAS
A Euro 2016 também teve suas surpresas. A mais simbólica delas foi a Islândia, um país com 320 mil habitantes (37 vezes menos que a cidade de São Paulo), que já está nas quartas de final. Empatou com Portugal e Hungria, derrotou Áustria e Inglaterra para se colocar entre as oito melhores seleções da Europa. De forma invicta!
A campanha é tão surpreendente que fica bem visível na emoção do narrador islandês após o gol que sacramentou a vitória contra a Hungria. Arrepiante! Veja no vídeo abaixo:
País de Gales já tentou muitas vezes enquanto Giggs ainda defendia as cores da seleção. Mas foi com Bale, Ramsey e companhia que conseguiram. Conquistaram a vaga na primeira Eurocopa de sua história e, para melhorar, também estão entre as oito melhores seleções.
Não chegaram às quartas de forma invicta, mas convenceram muito mais que a Islândia. Derrotaram Eslováquia e Rússia na primeira fase e foram derrotados pela Inglaterra. Nas oitavas de final, venceram a Irlanda do Norte e garantiram o passaporte entre os oito melhores.
Os torcedores esperaram a vida toda por esse momento e, enfim, estão podendo desfrutar. Veja a comemoração do gol de falta de Bale, contra a Eslováquia, ainda na primeira fase.
Enfim, ainda há muita emoção por vir. E você já pensou em se colocar no jogo e ganhar incríveis prêmios com essas partidas da Euro 2016? Vai ficar ainda mais emocionante! Sua vez de ser um “Will Grigg” ou um “Vardy” e ficar “on fire“!
Participe do SuperBolão, é inteiramente grátis e você ainda pode ganhar prêmios ao final de cada mês e um PlayStation 4 ao final do ano. Incrível!