Está chegando o Brasileirão – maior campeonato do país! Pensando nisso, preparamos um post dando um “geral” nas principais equipes da competição, mostrando quem são os favoritos, quem corre por fora e quem deve lutar contra o rebaixamento.
Daremos uma atenção maior para as dez principais equipes desta edição do Brasileirão.
Abrindo nosso mini-guia do Brasileirão 2017, as equipes que terminaram no topo da tabela na edição do ano passado:
Palmeiras
O Verdão chegou em 2017 com duas grandes perdas: o craque Gabriel Jesus e o treinador Cuca. Entretanto, cinco meses depois, o comandante do Enea já está de volta. Eduardo Baptista não conseguiu desenvolver um bom trabalho e a diretoria palmeirense foi atrás do ex-técnico.
Apesar da perda do centroavante da seleção brasileira, Cuca terá bons novos nomes para trabalhar. Felipe Melo, Guerra e Borja foram as maiores contratações, sem contar Keno, Raphael Veiga, Hyoran e Luan, que chegam para compor o elenco.
Com a base mantida e com ótimas contratações, o Palmeiras segue sendo o favorito ao bi-campeonato. Porém, como todos sabem, o Brasileirão é o campeonato mais imprevisível do mundo e qualquer coisa pode acontecer.
Santos
Assim como o rival da capital, o Santos manteve a base da temporada passada. Ricardo Oliveira, Lucas Lima, Thiago Maia e Vitor Bueno, destaques do último Brasileirão, todos seguem no Peixe e são os principais nomes para a competição.
A campanha no Paulistão não foi das mais agradáveis. Foram eliminados pela Ponte Preta nas quartas de final, mesmo time que eliminou o Palmeiras. Entretanto, a campanha na Libertadores tem animado a torcida do Santos. O Peixe soma oito pontos em quatro partidas e lidera o Grupo 2.
Chegam mais uma vez como um dos principais favoritos. Com a força que a equipe tem jogando na Vila Belmiro, aliada ao bom time, pode impulsionar o Peixe para as cabeças do Brasileirão 2017.
Flamengo
Isso somado ao Maracanã – outro reforço do Flamengo para esta edição do campeonato nacional – deixa o Mengão ainda mais forte. Estão com a classificação na Conmebol Libertadores encaminhada, o que evidencia a qualidade da equipe rubronegra.
Ao lado do Palmeiras, são os grandes favoritos antes da largada. Saem na frente pelos fortes elencos e pela força que têm demonstrado desde o ano passado. Chegam após conquistarem o Campeonato Carioca e na liderança de seu grupo na Copa Libertadores – um ótimo início de ano.
Atlético Mineiro
Assim como as três equipes citadas acima, o Galo mineiro foi um dos que brigaram pelo título no último Brasileirão e que também está entre as favoritas em 2017. Um elenco que já era forte, fica ainda melhor podendo contar com Elias e Fred desde o início da competição, além de Robinho, Marlone, Cazares e Otero.
Com Roger, que fez bom trabalho no Grêmio, o Atlético Mineiro se coloca mais uma vez entre as grandes equipes do Brasileirão – que não perde em nada para Flamengo e Palmeiras. Como em todo campeonato por pontos corridos, as primeiras rodadas nos mostrarão do que cada equipe é capaz, já que o Galo estreia logo contra o Flamengo, em pleno Maracanã.
Corinthians
Chegou como a “quarta força” no Paulistão 2017 e saiu com o título. Isso diz muito sobre esta equipe do Corinthians. Um time muito certo taticamente, que sabe o que fazer durante os 90 minutos. Uma das defesas mais consistentes do mundo e um ataque fatal, que aproveita as oportunidades que aparecem.
Talvez falte elenco para o Timão brigar por algo maior no Brasileirão, mas com o time titular que tem e a quantidade de vagas para a Libertadores, é muito provável que o alvinegro paulista se coloque bem na briga para entrar na competição continental.
Grêmio
Atual campeão da Copa do Brasil, o Grêmio vai ficar mais uma temporada sem levantar a taça do Campeonato Gaúcho. Isso por que foi derrotado na semifinal pelo modesto Novo Hamburgo – que viria a ser campeão ao derrotar o Inter na grande final.
Agora, o foco é no Brasileirão e na Copa Libertadores, onde o tricolor tem feito boas apresentações e lidera seu grupo. Com um time que presa bastante por um sistema defensivo sólido (sofreu mais de um gol apenas duas vezes na temporada), mas também conta com um bom poder de fogo.
Time que vem forte para pelo menos beliscar uma vaga na próxima Libertadores.
Botafogo
Desde a chegada de Jair Ventura ao comando técnico, o Botafogo segue em uma enorme ascendente. Saiu de uam equipe fadada ao rebaixamento na última temporada, para uma inesperada classificação à Libertadores. E não pararam aí e seguem surpreendendo em 2017.
Conquistaram a vaga na fase de grupos da competição continental e fizeram uma ótima campanha no Campeonato Carioca.
Um time muito bem treinado e com bons reforços, como a contratação de Montillo, tem tudo para fazer mais um bom Brasileirão.
Atlético Paranaense
Impulsionados pela ótima campanha dentro de casa, o Atlético Paranaense também terminou a última edição do Brasileirão entre os convocados para a Copa Libertadores.
Mantiveram a base do último ano e seguem com a força de sua torcida para tentar mais uma campanha heroica em 2017.
Além das equipes que conquistaram a condição e estão disputando a Copa Libertadores 2017, temos outras equipes para ficar de olho neste Brasileirão. Corinthians, Cruzeiro, São Paulo e Fluminense são casos para observar de perto.
Cruzeiro
Após um péssimo início de Brasileirão em 2016, a celeste mineira trocou o comando técnico e, desde então, segue com Mano Menezes como treinador. O gaúcho organizou a equipe do Cruzeiro, conseguiu uma arrancada no final do Brasil e faz com que o seu projeto chegue como um dos mais fortes para esta edição do Campeonato Nacional.
Além da base mantida, a equipe contratou bem. Chegaram Thiago Neves, Hudson e Rafael Marques. Nomes que reforçam o elenco do Zeirão – numa competição longa como é o Brasileirão, isso é essencial para quem quer brigar lá em cima.
Fluminense
Após começar a temporada desacreditado, o Fluminense fez um ótimo primeiro semestre e terminou com o vice-campeonato Carioca. Mais importante do que isso, foi a forma como a equipe se apresentou. Um dos times mais legais de assistir no Brasil, com um sistema de jogo muito ofensivo, tem mostrado que é possível vencer assim.
Abel Braga demonstra não estar ultrapassado. Utilizando muitos jogadores das Laranjeiras, o Flu é o clube brasileiro que mais utiliza a base entre os titulares. Com bons nomes a serem observados, como Scarpa e Wellington Silva, este é um dos times que podem surpreender em 2017.
Como vêm as equipes do segundo escalão?
Já é conhecido que o Brasileirão é o mais difícil dos campeonatos nacionais. Entretanto, o que faz desta competição a mais disputada? É a forma como as equipes são niveladas. É muito comum em uma campanha de campeão, a equipe tropeçar fora de casa para um time da parte de baixo da tabela. Este ano não deve ser diferente.
A Ponte Preta deve ser a mais forte dessas equipes. Fizeram um ótimo Paulistão, indo até a final de um dos mais difíceis estaduais de todo o Brasil. Entretanto, perderam os dois pilares ofensivos: Pottker e Clayson. A base da equipe ainda permanece em Campinas, mas são duas grandes perdas que tira praticamente qualquer chance de uma vaga na Libertadores para a Macaca.
Assim como a Ponte, o Bahia, o Coritiba, a Chapecoense e o Sport provavelmente não disputarão lá em cima, mas conseguirão fazer jogos de igual para igual contra os melhores elencos do futebol brasileiro. Com isso, possuem times que podem tranquilamente ficar longe do rebaixamento e disputar a Série A novamente em 2018.
Já o diagnóstico não é tão bom para Vasco da Gama, Atlético Goianiense, Avaí e Vitória, o sinal amarelo está ligado. As quatro equipes mais cotadas para o rebaixamento segundo as casas de apostas e o futebol que apresentaram na temporada. Ainda está no início do Brasileirão 2017 e muita coisa vai acontecer. Você poderá palpitar em todos os jogos, sem qualquer exceção.
Fique também ligado em nosso blog, que traremos mais panoramas do maior campeonato do Brasil, durante a competição.