Na última segunda-feira, foi divulgada a tabela do Brasileirão 2017 com todas as 38 rodadas já definidas. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou algumas alterações no regulamento já para esta temporada, como a proibição da venda de mando de campos para estádios de outros estados. Também informaram que, a partir de 2018, será proibida a utilização de grama sintética.
Tabela do Brasileirão 2017 tem clássicos nacionais na 1ª Rodada
Com início marcado para o dia 13 de Abril, a primeira rodada que já conta com um jogo entre dois dos candidatos ao título: Flamengo e Atlético Mineiro, que se enfrentam em terreno rubro-negro. Atual campeão, o Palmeiras estreia contra o recém-promovido Vasco da Gama. Fluminense x Santos e Grêmio x Botafogo são outros duelos que chamam a atenção na abertura da competição.
Os primeiros clássicos do Brasileirão 2017 acontecerão já na terceira rodada. No Rio de Janeiro, Vasco e Fluminense se enfrentam, enquanto São Paulo e Palmeiras jogam na capital paulista. Na jornada seguinte, Flamengo x Botafogo e Corinthians x Santos fecham o primeiro turno de clássicos.
Confira as quatro primeiras do Brasileirão 2017 rodadas na íntegra:
- 1ª RODADA (13 ou 14/5)
Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Coritiba x Atlético-GO
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético-PR
Ponte Preta x Sport
Avaí x Vitória
- 2ª RODADA (20 ou 21/5)
Botafogo x Ponte Preta
Vasco x Bahia
Santos x Coritiba
São Paulo x Avaí
Atlético-MG x Fluminense
Atlético-PR x Grêmio
Sport x Cruzeiro
Vitória x Corinthians
Atlético-GO x Flamengo
Chapecoense x Palmeiras
- 3ª RODADA (27 ou 28/5)
Botafogo x Bahia
Vasco x Fluminense
Santos x Cruzeiro
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Ponte Preta
Atlético-PR x Flamengo
Sport x Grêmio
Vitória x Coritiba
Atlético-GO x Corinthians
Chapecoense x Avaí
- 4ª RODADA (03 ou 04/06)
Fluminense x Vitória
Flamengo x Botafogo
Palmeiras x Atlético-MG
Corinthians x Santos
Cruzeiro x Chapecoense
Coritiba x Atlético-PR
Grêmio x Vasco
Bahia x Atlético-GO
Ponte Preta x São Paulo
Para conferir a tabela do Brasileirão 2017 na inteira, clique aqui.
CBF proíbe a venda de mando para outros Estados
Com a construção dos estádios para a Copa do Mundo, algo que virou comum no Campeonato Brasileiro foi a venda de mando de campo para outros estados. O clube troca jogar ao lado de sua torcida, por atuar em uma das modernas arenas feitas para a Copa 2014, ganhando também uma renda extra.
A partir deste Brasileirão, isso estará proibido pelo regulamento. Todos os times serão obrigados a mandar seus jogos dentro de seus estados.
Por ter uma torcida considerada nacional, o Flamengo será um dos clubes mais afetados com isso. De 2014 para cá, o Maracanã ficou boa parte do tempo interditado, o que fez com o rubro-negro procurasse outras praças para atuar.
Durante o Brasileirão 2016, pelo fato do Maracanã estar reservado para os Jogos Olímpicos, o rubro-negro fez de Cariacica, no Espírito Santo, uma casa para chamar de “lar”. Conseguiram bons resultados lá, que impulsionaram a campanha flamenguista.
Agora, ainda sem Maracanã e com o Botafogo não autorizando o Flamengo a jogar no Estádio Olímpico Nilton Santos e sem poder sair do Rio de Janeiro, o clube carioca vai precisar encontrar alguma outra solução.
Caso precisem de algo assim durante o Campeonato Brasileiro deste ano, não poderão fazer. Terão de encontrar alguma solução dentro do próprio Rio de Janeiro. O mesmo vale para todas as outras equipes que tiveram, por algum motivo, mandar algum jogo para fora do estado.
Gramado sintético será proibido a partir de 2018
Após as reformas para a Copa do Mundo, a Arena da Baixada ganhou uma nova cobertura e agora é toda fechada. Com isso, é muito difícil manter uma grama natural com qualidade para uma boa partida de futebol.
Pensando nisso, o Atlético Paranaense encontrou no gramado sintético a única solução para que conseguisse deixar a Arena funcional para a disputa de partidas de futebol.
Jogou o Brasileirão 2016 inteiro com esse tipo de grama e terminou como o melhor mandante de todo o campeonato, com 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Tudo isso chamou a atenção e levantou o questionamento se os resultados estavam aparecendo apenas pelas condições do campo de jogo.
Após uma votação na CBF, foi definido que a partir de 2018 será proibido o uso de grama artificial em jogos do Brasileirão. A diretoria do Furacão não aceitou e ainda vai tentar recorrer à decisão.
Elefantes Brancos: a confirmação do esperado
As medidas impostas pela CBF confirmam o que todos temiam quando foi feito o anúncio de Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil: como todas as megas instalações, que custaram bilhões de reais, seriam utilizadas?
Não serão.
Já aconteciam poucos eventos nos estádios do Norte e Centro-Oeste. Sem a possibilidade dos grandes times dos outros estados irem sediar alguns de seus jogos lá, acontecerá muito menos. Ou nada.
O Maracanã, que é o Maracanã e está em um grande centro do futebol nacional, já sofre com a má administração após os grandes eventos realizados no Brasil. Praticamente sem gramado, sem energia há dois meses e sem nenhuma perspectiva para voltar a receber partidas de futebol, o glorioso “Maraca” também está morrendo.
Agora é prestar atenção e fiscalizar como essas grandes arenas serão utilizadas. Se antes já aconteciam poucos eventos, agora a tendência é que aconteça cada vez menos. Sendo subutilizada e com quase nenhum dinheiro entrando em caixa, a manutenção de construções enormes como essas fica inviável e o que todos suspeitavam fica cada dia mais inevitável.
Enquanto o Brasileirão não começa, é possível você participar do SuperBolão palpitando nos mais importantes Campeonatos Estaduais do país, além, é claro, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Clique aqui e corra para deixar seus palpites!