Com o final do Brasileirão 2016, acabou a temporada de futebol no Brasil. O Palmeiras se firmou como maior campeão brasileiro, ao conquistar o nono título da competição. Já o Grêmio encerrou um jejum de 15 anos sem um grande título e se consolidou como o “Rei de Copas”, com o quinto troféu de Copa do Brasil na história do Clube – o time que mais vezes levantou esta taça.
Também tivemos novidades na parte de baixo da tabela do Brasileirão 2016. O Internacional, que era membro do seleto grupo de times que nunca haviam disputado a Série B do Brasileiro, já não faz mais parte. Terminaram a competição na 17a. colocação e foram rebaixados. Junto com eles, caíram também Figueirense, Santa Cruz e América-MG.
No caminho inverso, o Vasco terminou a segunda divisão na 3a. colocação e, com isso, conquistou uma vaga de volta na elite do futebol nacional. Esta foi a terceira vez que a equipe carioca disputou a Série B e a segunda vez consecutiva que sobem sem a conquista do título, que, desta vez, ficou com o Atlético Goianiense, que também ganhou o acesso. Bahia e Avaí foram as outras duas equipes que terminaram no G-4 e também medirão forças na primeira divisão do futebol brasileiro.
Brasileiros na próxima Copa Libertadores
Lá na outra ponta da tabela houve muita disputa. Alterações nas regras de classificação para a Copa Libertadores no decorrer da competição, tornaram as coisas um pouco confusas.
No final, o que era G-4, virou G-6. Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro terminaram nas quatro primeiras colocações e garantiram vagas diretas na próxima Libertadores, assim como o Grêmio, campeão da Copa do Brasil, e a Chapecoense, campeã da Copa Sul-Americana.
Botafogo e Atlético Paranaense, quinto e sexto colocados, respectivamente, também vão para a maior competição das américas, mas terão de disputar a fase qualificatória, como se fossem os “playoffs” da UEFA Champions League. A chamada “pré-Libertadores” a partir desta temporada terá 16 equipes jogando por quatro vagas. Ou seja, o que antes era apenas uma fase eliminatória para garantir seu lugar na fase de grupos, agora serão duas. Vida mais difícil para Botafogo e Atlético-PR.
LEIA TAMBÉM: A tragédia da Chape e a grandiosidade do Atlético Nacional
Palmeiras Eneacampeão Brasileiro
Dominando praticamente de ponta à ponta, o alviverde paulista voltou a conquistar um título brasileiro e encerrou o jejum que já durava 22 anos. Com um futebol envolvente e vistoso durante o primeiro turno, Cuca perdeu Fernando Prass, capitão e líder da equipe, para o segundo turno. Pensando nisso, e com incertezas para a meta, o treinador decidiu adotar um esquema de jogo mais seguro defensivamente.
Foi assim que o Palmeiras conseguiu ter o melhor turno da história do Brasileirão em pontos corridos. Conquistou 44 de 57 pontos disputados, um aproveitamento de 77%. Em um campeonato tão disputado quanto o nosso, um aproveitamento dessa magnitude faz toda a diferença no final da competição.
Além disso, o Verdão teve a melhor média de público desse Campeonato Brasileiro, a melhor defesa (ao lado do Atlético Paranaense), o melhor ataque, venceu primeiro e segundo turno, e o craque da competição: Gabriel Jesus.
Melhores do Campeonato
No dia seguinte ao encerramento do Brasileirão 2016, a CBF organizou um evento para premiar os melhores jogadores da competição, o gol mais bonito, o craque da galera, melhor jogador do campeonato, entre outros prêmios.
A seleção ficou assim:
- Goleiro: Jailson, Palmeiras
- Lateral Direito: Jean, Palmeiras
- Zagueiro: Geromel, Grêmio
- Zagueiro: Yerry Mina, Palmeiras
- Lateral Esquerdo: Jorge, Flamengo
- Volante: Tchê Tchê, Palmeiras
- Volante: Moisés, Palmeiras
- Meio-campo: Diego, Flamengo
- Meio-campo: Dudu, Palmeiras
- Atacante: Robinho, Atlético Mineiro
- Atacante: Gabriel Jesus, Palmeiras
- Técnico: Cuca, Palmeiras
Também premiaram o técnico revelação, que foi levado por Jair Ventura, treinador que tirou o Botafogo da parte de baixo da tabela e levou à próxima Copa Libertadores. O prêmio de jogador revelação ficou com Vitor Bueno, do Santos, que apareceu no futebol de elite agora, jogando muita bola e sendo um dos principais nomes do Santos vice-campeão brasileiro.
O melhor do evento ficou para o final. Como forma de homenagem aos guerreiros da Chapecoense que nos deixaram, o público votou no goleiro Danilo, que faleceu no acidente, como craque da galera. Para receber o prêmio, chamaram a mãe dele ao palco, que deu um show de humanidade e simpatia. Veja no vídeo abaixo:
Nostálgico e que deixará saudades. Saudades da bola rolando nos nossos gramados e saudades, principalmente, dos guerreiros de Chapecó, que deixaram suas vidas na viagem mais importante de suas carreiras.
Mas a bola voltará a rolar e a Chape voltará, com novos guerreiros, honrando o manto vestido por aqueles que nos deixaram.