Estão definidos os finalistas para a premiação de melhores do ano pela Fifa. Antoine Griezzman, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão entre os três melhores jogadores de futebol de 2016. No feminino, a brasileira Marta aparece mais uma vez entre as três finalistas, agora ao lado da alemã e campeã olímpica Melanie Behringer e da estadunidense Carli LLoyd. No Prêmio Puskas, aquele que elege o gol mais bonito do ano, temos a presença de mais um brasileiro: Marlone, meia do Corinthians, que concorre com o golaço mercado contra o Cobresal, pela Copa Libertadores. Daniuska Rodríguez e Mohd Faiz Subri são os outros candidatos.
A partir de agora, deixaremos vocês escolherem quem foi o melhor do ano. Vamos apresentar um por um dos concorrentes e deixar que vocês escolham quem foi o melhor. Está pronto? Vamos lá:
Melhor Jogador de Futebol de 2016
Antoine Griezmann
O jovem francês teve uma temporada muito acima da média. Principal jogador da campanha do Atletico de Madrid na Champions League, onde terminaram com a segunda colocação. Também foi quem mais se destacou pela França, na Euro 2016, que também terminou com a medalha de prata. Se, ao invés dos dois segundos lugares, Antoine Griezmann tivesse conquistado os dois títulos, a história da premiação seria outra. O atacante do Atlético de Madrid certamente chegaria com muito mais força.
Na última temproada europeia, entre 2015 e 2016, Griezmann colaborou com 32 gols marcados e seis assistências, em 54 partidas pelo Atlético de Madrid. Além disso, os colchoneros venceram 35, empataram nove e perderam apenas em dez ocasiões em que o francês esteve presente. Defendendo Les Bleus, os números são ainda melhores: sete tentos anotados em 11 jogos, sendo nove vitórias, um empate e uma derrota. Neste comecinho de temporada ele continua com a ótima forma, tendo anotado nove gols em 22 aparições.
Abaixo, vídeos com as principais atuações de Griezmann durante o ano de 2016:
Griezmann teve um ano fantástico defendendo as cores da França
Todos os 34 gols que Griezmann marcou na temporada 2015/2016
Cristiano Ronaldo
A temporada de Cristiano Ronaldo foi bastante parecida com a de Griezmann. Finalista e principal líder tanto do Real Madrid na UEFA Champions League, quanto por Portugal na Euro 2016. No entanto, o gajo terminou com o troféu em ambas as competições, o que o credencia como principal favorito a vencer o prêmio de melhor do mundo em 2016. Cristiano fez história, levou o Real a conquistar La Undécima, convertendo a última cobrança de pênalti, e liderou Portugal a um título inédito – o maior da história do país.
Com este ano de Ronaldo, ele já pode ser colocado entre os maiores de todos os tempos. Além das conquistas, o português teve números fabulosos. Defendendo as cores do Real Madrid, ele anotou 51 gols em 48 aparições, uma média de incríveis 1,06 gols por partida. Já por Portugal, fez seis gols em sete jogos, sendo três deles durante a conquista da Eurocopa. Uma máquina de gols. Um jogador incrível.
Também separamos alguns grandes momentos da temporada de Ronaldo, para te ajudar na escolha:
Cristiano deu show na Euro 2016
Com 16 gols na competição, Ronaldo foi o principal nome do Real na última Champions League
Lionel Messi
A temporada de Messi foi abaixo do que de costume. Apesar do título do Mundial de Clubes e da La Liga com o Barcelona, sempre esperamos mais de “Leo”. Eliminados nas quartas de final da UEFA Champions League, para o algoz Atletico de Madrid, de Antoine Griezmann. Para completar, outro vice-campeonato com a Argentina – o terceiro consecutivo. Já tinha sido assim na Copa do Mundo 2014, quando perderam para a Alemanha por 1-0, na prorrogação. Foi assim na Copa América 2015, derrotados para o Chile nos pênaltis. E foi também foi assim neste ano, na Copa América Centenário, onde viram o Chile conquistar outro torneio continental contra a Argentina – também nos pênaltis. Três derrotas em finais e todas elas após o tempo normal terminar empatado.
Se tem alguém que sente a dor de três vices é Messi, que carrega em suas costas o peso de nunca ter vencido um título profissional defendendo seu país. Após a última final, o craque argentino declarou que estava se aposentando da seleção. No entanto, meses depois, voltou atrás e continua defendendo a albiceleste. Em números, Lionel teve uma temporada muito boa, com 41 gols em 47 jogos como titular. Pela Argentina foi ainda melhor: 8 tentos em 9 aparições. O que atrapalhou foram as lesões e por isso acabou fazendo menos partidas que seus dois adversários pelo prêmio de melhor do mundo.
Abaixo, alguns dos grandes momentos de Messi durante o ano de 2016:
Apesar do vice na Copa América, Messi foi um dos grandes nomes da Argentina
Na temporada passada, o argentino ainda guardou 45 gols
Melhor Jogadora de Futebol de 2016
Carli Lloyd
Atual vencedora do prêmio de melhor jogadora do mundo, Carli Lloyd continuou a ótima forma em 2016. Uma das estrelas da seleção norte-america, a atacante anotou 17 gols em 2016. Também foi um ano de decepções. A número 10 do Houston Dash e dos Estados Unidos, terminou desapontada no Brasil, onde foi eliminada nas penalidades para a Suécia, nas quartas de final das Olimpíadas. No entanto, seus esforços durante o período na Rio 2016 não foram em vão e ela foi uma das melhores da competição.
Uma coletânea com algumas das grandes atuações da carreira de Lloyd
Marta
Marta foi a maior esperança dos anfitriões no torneio de futebol feminino na Rio 2016. Foi a capitã na campanha desoladora, que resultou num quarto lugar após derrota para o Canadá, na partida que valia a medalha de Bronze. As brasileiras chegaram com pouca atenção, mas conquistaram, durante a própria competição, a confiança da torcida. Terminar sem medalhas acabou sendo um baque para todos. Apesar de saírem de mãos abanando, a trajetória nos Jogos Olímpicos foi melhor do que o esperado e muito disso graças à cinco vezes melhor do mundo.
Dá uma olhada no que a Marta já fez durante a carreira
Behringer
A coroação da Alemanha em 2016, com a medalha de ouro no Maracanã, foi baseada nos grandes desempenhos de Behringer. A número 7 da seleção marcou gols cruciais, incluindo um impressionante que deu a vitória nas quartas de final, contra a China. Suas performances incansáveis abriram os caminhos dos germânicos à glória na Rio 2016.
Prêmio Puskas – Gol mais bonito de 2016
Assim como no ano passado, em 2016 também teremos um gol brasileiro concorrendo ao Prêmio Puskas, que premia o gol mais bonito do ano. Desta vez, é Marlone, meia do Corinthians, quem está entre os três finalistas. Daniuska Rodríguez e Mohd Faiz Subri fecham a lista de indicados. Vamos ao que interessa? Assista aos três gols:
Daniuska Rodríguez:
Marlone:
Mohd Faiz:
Agora a escolha está em suas mãos. Comente aí quem você acha que ganha cada um dos prêmios e nós voltamos aqui após a premiação para vermos quem acertou os vencedores. Que comecem os jogos!