Brasileirão chegando à reta final. Estamos a 10 rodadas de descobrir quem é o campeão e Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e até o Santos seguem na luta. Na última rodada, o Verdão abriu três pontos frente ao Mengão, vice-líder. O Galo vem logo na sequência, a apenas 7 pontos da liderança. Já o Santos vem mais abaixo, com 51 pontos e 9 atrás do rival alviverde.
Uma briga tão acirrada e que, a cada rodada que passar, ficará mais definida. As tabelas dessa sequência ditarão o ritmo com que cada uma das equipes chegará ao fim. E, desses, quem tem os jogos mais fáceis? Quem terá mais dificuldades? Separamos e detalhamos a tabela de cada um, para que você consiga enxergar com mais clareza quem tem mais chances de terminar na frente. Vamos aos fatos:
-
Palmeiras:
Cruzeiro (c)
Figueirense (f)
Sport (c)
Santos (f)
Internacional (c)
Atlético Mineiro (f)
Botafogo (c)
Chapecoense (c)
Vitória (f)
Pontuação do Primeiro Turno: 14
Análise:
Dos quatro primeiros colocados, o Palmeiras é quem tem a tabela mais “fácil”. Terminar contra Botafogo (c), Chapecoense (c) e Vitória (f) que provavelmente não estarão lutando por mais nada, pode ajudar ainda mais o Verdão. Tirando os jogos fora de casa contra Santos e Atlético Mineiro, em todos os outros são esperadas vitórias do atual líder do Brasileirão.
Apesar de parecer a mais tranquila, esta sequência, no primeiro turno, foi uma das piores fases do Palestra no Brasileirão 2016. Derrota para o Cruzeiro no Mineirão, empate com o Santos e derrota para o Atlético, ambos no Allianz Parque — antes desses dois jogos, o alviverde estava 100% dentro de casa — seguido de derrota para o Botafogo e empate com a Chapecoense, ambos longe de São Paulo.
Foram apenas 14 pontos somados em 27 disputados, o que tirou o Palmeiras da liderança por duas rodadas. Para uma melhor chegada ao final do campeonato, precisarão, com certeza, somar mais pontos do que no primeiro turno. Vencer os jogos dentro de casa, e conseguir um bom resultado na Bahia, contra o Vitória, são essenciais para que o Verdão termine com o jejum de 22 anos sem conquistar um Brasileirão.
-
Flamengo:
Fluminense (f)
Internacional (f)
Corinthians (c)
Atlético Mineiro (f)
Botafogo (c)
América Mineiro (f)
Coritiba (c)
Santos (c)
Atlético Paranaense (f)
Pontuação do Primeiro Turno: 17
Análise:
Se a tabela do Palmeiras é fácil, a do Flamengo é muito difícil — principalmente os cinco primeiros jogos. Enfrentar Fluminense em ascensão, tentando garantir uma vaga na Libertadores 2017. Internacional, apesar do péssimo campeonato, sempre é um adversário difícil de enfrentar quando joga no Beira-Rio. O fato de estar brigando contra o rebaixamento, tende a complicar ainda mais as coisas para o Mengão.
Assim como o líder, o vice-líder também enfrenta o Atlético Mineiro, atual terceiro colocado, fora de casa. O outro Atlético, o paranaense, também costuma complicar para seus adversários quando joga na Arena da Baixada. Enfrentá-los na última rodada, numa possível briga pela Libertadores, promete não ser fácil.
Para o Flamengo, vitórias contra Corinthians (c), Botafogo (c), América Mineiro (f), Coritiba (c) e Santos (c) são imprescindíveis para conquistarem o título.
No primeiro turno, os rubro-negros somaram 17 de 27 pontos, contra os adversários das últimas nove rodadas. Nesse período, tiveram bons e maus resultados. Por exemplo, o empate contra o Santos, na Vila Belmiro, e a vitória contra o Atlético Mineiro, foram importantíssimos para colocarem o Mengão onde está hoje. Entretanto, tiveram tropeços como a derrota para o Fluminense, o empate com o Botafogo e a derrota por 4-0 contra o Corinthians.
-
Atlético Mineiro:
América Mineiro (c)
Botafogo (f)
Figueirense (c)
Flamengo (c)
Coritiba (f)
Palmeiras (c)
Santa Cruz (f)
São Paulo (c)
Chapecoense (f)
Pontuação do Primeiro Turno: 22
Análise:
Dentre os quatro clubes que estão na briga pelo título, o Atlético Mineiro foi quem teve o melhor desempenho nas últimas nove rodadas do primeiro turno. No percurso, teve apenas uma derrota para o Flamengo. Tirando isso, foram sete vitórias (1-0 América, 5-3 Botafogo, 2-1 Coritiba, 1-0 Palmeiras, 3-0 Santa Cruz, 2-1 São Paulo e 3-1 Chapecoense) e um empate (1-1 Figueirense).
Os pontos altos foram as vitórias na capital paulista, contra Palmeiras e São Paulo. Vencer o líder do campeonato, dentro do Allianz Parque — o que ainda é a única derrota do Verdão em seu estádio — mostrou para todos e, principalmente, para o próprio plantel, que o time do Galo era capaz de pensar mais alto na competição.
Pensando no returno, dá para imaginar mais uma boa campanha do Atlético nas rodadas finais. As partidas difíceis como as contra Palmeiras, São Paulo e Flamengo, que haviam sido fora de casa, agora serão em mandos atleticanos. Botafogo, Coritiba, Santa Cruz e Chapecoense são todos times “vencíveis” para quem tem a equipe que Marcelo Oliveira possui em suas mãos.
Apesar disso, hoje são 7 pontos separando o Galo da liderança do Brasileirão. Então, se quiser continuar sonhando, além de vencer os jogos mais fáceis, terá a obrigatoriedade de vencer Palmeiras e Flamengo, concorrentes diretos ao título.
-
Santos:
São Paulo (f)
Grêmio (c)
Chapecoense (f)
Palmeiras (c)
Ponte Preta (f)
Vitória (c)
Cruzeiro (f)
Flamengo (f)
América Mineiro (c)
Pontuação do Primeiro Turno: 17
Análise:
Assim como o Flamengo, o Santos somou 17 dos últimos 27 pontos disputados no primeiro turno. Os 3-0 contra o São Paulo e contra a Chapecoense, as vitórias tranquilas contra a Ponte Preta e Cruzeiro, e os empates com Flamengo e Palmeiras foram ótimos resultados obtidos pelo Peixe naquela época. Entretanto, a derrota para o América Mineiro destoou do ótimo final de turno.
Agora, para conseguir brigar pelo título, precisará de resultados ainda melhores, já que se encontra a 9 pontos da liderança. Nos jogos restantes, ainda enfrenta Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder, respectivamente, o que, com vitória, ajuda muito a colar a equipe da baixada entre os ponteiros. Porém, com derrota, pode acabar com o sonho santista.
Além de bons resultados contra os ponteiros, é preciso que o alvinegro da Vila Belmiro consiga vitórias contra os times mais fáceis. Perder pontos para equipes da parte de baixo da tabela, nesta fase do campeonato, pode ser fatal.
Repetição do primeiro turno:
Atlético Mineiro: 75
Palmeiras: 74
Flamengo: 74
Santos: 68
Se os resultados do primeiro turno se repetirem, o Atlético Mineiro sairá com o título do Brasileirão, com apenas um ponto a frente de Palmeiras e Flamengo. É impossível prever se os resultados se repetirão ou o que vai acontecer, mas o que dá para saber é que haverá muita emoção na reta final do Campeonato Brasileiro.